Feeds

Tradutores

Arquivos

Seguidores

Powered By Blogger
Blog Biosani - Design: Farley. Tecnologia do Blogger.

V Prêmio Saúde

Postado por Biosani quarta-feira, 25 de agosto de 2010 0 comentários

Quem deseja participar ainda tem tempo. Basta inscrever seus trabalhos até o dia 15 de setembro pelo site www.premiosaude.com.br. Dedicada aos profissionais de saúde de instituiçőes públicas, privadas ou ONGs, a premiaçăo reconhece campanhas de prevençăo, pesquisas clínicas e outras açőes. Esta quinta ediçăo conta com o patrocínio da Colgate, Protex e Liza. Promovido pela revista SAÚDE! da Editora Abril, o V Pręmio SAÚDE! tem sete categorias: Saúde do Coraçăo, Saúde Mental e Emocional, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde e Prevençăo e Saúde Bucal.

Inscrições dos trabalhos: até 15 de setembro de 2010 pelo site www.premiosaude.com.br
Quem participa: profissionais de saúde ligados a instituições públicas, privadas ou ONGs
Objetivo: valorizar, incentivar e divulgar campanhas de prevenção e educação, trabalhos clínicos ou da área cirúrgica e outras ações capazes de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros.

Cerimônia de premiação: dia 23 de novembro de 2010, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Não é de hoje que o estresse se transformou na doença do mundo moderno. O aumento do seu nível, principalmente nas grandes cidades, fez com que doenças como a síndrome do pânico e o TOC (transtorno obsessivo compulsivo) se tornassem cada vez mais comuns entre a população.

Muitos dos distúrbios ocasionados pelo estresse devem-se muito pela busca de perfeição e por desilusões amorosas. Essas patologias devem ser tratadas com profissionais especializados para que tenham o tratamento adequado.

Estudos recentes estimam que as pessoas que sofrem de alguma dessas patologias podem ter sua expectativa de vida reduzida em até 50%. Ou seja, a vida de uma pessoa que sofre de estresse pode ser reduzida pela metade!

Os médicos alertam que os problemas podem começar desde a infância. Eles devem ser diagnosticados pelos pais — que, ao menor sinal de alteração brusca de humor, devem procurar um especialista infantil.

O estresse pode ser evitado. Sabemos que é difícil, mas pequenas ações podem combater a chamada “doença do milênio”. Tente incorporar as dicas a seguir no seu dia-a-dia:
- Procure se importar menos com as coisas

- Alimente-se melhor

- Faça exercícios físicos periodicamente

- Cobre-se menos e tente não ser tão crítica consigo mesma

- Acredite mais em você

- Faça algum tipo de tratamento relaxante durante a semana (yoga, por exemplo)
O estresse envelhece e pode levar a vários distúrbios e transtornos. Procure não se estressar e seja muito mais saudável.

Pouca Interação Social é tão prejudicial quanto Obesidade, Fumo e Inatividade.


Um novo estudo Americano sugere que as interações sociais sejam consideradas um fator importante quando falamos de longevidade. É revelado que pouca interação social é tão prejudicial quanto alcoolismo e tabagismo, tem um impacto maior do que a falta de exercício e é duas vezes pior do que obesidade.

A idéia de que a falta de interação social é um fator de risco para saúde ainda não é propriamente reconhecido pelas organizações de saúde e pelo público em geral. No entanto, autores da pesquisa acreditam que relações sociais devam ser adicionadas a lista de fatores que impactam nas chances da pessoa viver ou morrer.

O estudo examinou a freqüência de interações humanas e acompanhou a saúde de seus participantes por um período de sete anos e meio. Se o estudo também tivesse contemplado a qualidade dos relacionamentos os autores acreditam que o impacto na probabilidade de viver poderia ser maior que 50%.

Nós, seres humanos, somos animais sociais, no entanto vivemos cada vez mais sozinhos. As pessoas vivem longe das famílias, muitas vezes em outro estado ou até fora do país. Adiamos ter filhos e por aí vai...


Infelizmente, a falta de informação continua sendo um dos fatores que mais contribuem para o crescimento do número de mortes em decorrência de doenças cardiovasculares no mundo.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) adverte que 50% dos ataques cardíacos poderiam ser evitados se os níveis de colesterol estivessem controlados. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) detectou que, somente no Brasil, as doenças cardiovasculares matam 300 mil pessoas por ano e estima um aumento de 250% nos casos até 2040.

Silencioso, em sua fase inicial o aumento do colesterol não apresenta sintomas. Mas, sabe-se que algumas pessoas são mais suscetíveis à doença, entre elas: os obesos, diabéticos e aqueles com forte carga genética para alteração metabólica do colesterol. Não só para estes, mas para todas as pessoas é importante ficar atento e buscar se alimentar de forma adequada.

É fundamental ter uma dieta balanceada, pois o colesterol está presente principalmente nos alimentos de origem animal e se consumido em exagero pode comprometer a saúde. Outros nutrientes também devem ser ingeridos com cautela, como as gorduras saturadas e gordura trans.

É recomendo uma dieta com frutas, verduras, peixes, frango e carnes magras ou grelhadas. Por outro lado, a alimentação não é a única forma de se controlar o colesterol: também é preciso que as pessoas insiram a atividade física em suas rotinas diárias, já que a prática de exercícios interfere positivamente na diminuição dos níveis de colesterol.

Em outras palavras, manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, deixar o vício do tabaco, ou até mesmo, controlar outras doenças – como, por exemplo, a diabetes e a hipertensão arterial, é o segredo para evitar o colesterol alto e para ter uma boa qualidade de vida. Os exercícios ajudam não só na redução de peso e medidas, mas, também, na prevenção e controle de diversas doenças, como colesterol alto, hipertensão e diabetes.

Algumas experiências mostraram que o chocolate meio amargo pode ajudar a baixar a pressão quando consumido diariamente em pequenas quantidades.

Pode soar como uma ótima prescrição, mas pesquisadores da Austrália descobriram que muitos pacientes cardíacos têm optado por pílulas convencionais a chocolates ricos em antioxidantes.

Segundo Karin Ried, co-autora da carta publicada na BMJ, 50 gramas de chocolocate contendo 70% cacau teve aceitação menor do que pílulas de extrato de tomate ou placebo.

Parte das pessoas considera difícil consumir apenas uma pequena quantidade de chocolate por dia, e 20 % consideram inaceitável tal tratamento.

Os pesquisadores acreditam que apesar deste método ainda não ser bem aceito é comprovado que o chocolate meio amargo ajuda na redução da pressão arterial. Porém, deve-se ter cuidado: evitar o consumo em excesso e não considerar o doce como único tratamento para doença.


Sesi-MG disponibiliza gratuitamente para empresas materiais educativos sobre o tema.

Preocupado em reduzir o índice de acidentes de trabalho nas indústrias mineiras, o Sesi-MG disponibiliza, gratuitamente para as empresa, a edição 2010 da Campanha Segurança e Saúde no Trabalho. O objetivo da iniciativa é disponibilizar métodos simples de avaliação de risco e prevenção de acidentes, que podem ser implementados por profissionais de segurança e saúde no trabalho e que envolvem a participação de todos os colaboradores.

A campanha, voltada para as empresas industriais, oferece um kit gratuito com material técnico-educativo, composto por fichas técnicas (Fact), cartazes, boletins estatísticos, folhetos informativos e um conjunto de filmes da série Napo que, de forma simples e lúdica, ilustra os perigos mais comuns no ambiente de trabalho.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as doenças e acidentes relacionados ao ambiente de trabalho representam até 10% do PIB da América Latina, contra apenas 2,6% a 3,8% na União Europeia. Pensando nisso que o Sesi-MG trouxe para o Brasil a experiência da Agência Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho (EU-Osha), que resultou na campanha disponível para as empresas.

Não perca a oportunidade de obter gratuitamente todos os materiais informativos. Acesse www.sesi.org.br/sst2010 ou ligue (31) 3273-3044 e saiba mais.

|

Cuidados com Ar Seco

Postado por Biosani 0 comentários

Ar seco pede cuidados redobrados com a saúde.

Dicas para garantir o bem-estar e amenizar os desconfortos causados pela baixa umidade.

Falta de chuva, temperaturas subindo, baixa umidade do ar. A combinação destes fatores se torna bastante incômoda e deixa o clima pesado, fica difícil respirar, os olhos ardem, a garganta fica irritada. O tempo seco, além de provocar desconforto, agrava problemas de saúde como rinite, asma, bronquite e aumenta os riscos de outras reações alérgicas na pele e nos olhos, como a conjuntivite.

Para aliviar os sintomas, é preciso ter cuidados redobrados com a saúde. São cuidados simples, mas que ajudam a lidar melhor com o ar seco e podem evitar complicações, principalmente dos problemas respiratórios.

A primeira delas é manter o corpo bem hidratado, bebendo bastante água, sucos naturais e água de coco. Também é importante não descuidar da limpeza da casa e evitar o acúmulo de poeira nos cômodos e na superfície dos móveis.

Deixar o ambiente mais úmido e arejado ajuda a minimizar os efeitos do tempo seco e garante o bem-estar. Aquela dica vem lá do tempo da vovó, de colocar uma bacia cheia d’água seja no quarto, na sala ou até mesmo no ambiente de trabalho que é bastante válida e os especialistas garantem que o truque funciona mesmo. Vale ainda usar toalhas molhadas e os aparelhos umidificadores de ar.

A pele também merece atenção especial neste período, por isso não se esqueça de aplicar um creme hidratante sempre que possível. Em caso de irritação, a dica é usar soro fisiológico para lavar olhos e narinas várias vezes durante o dia.

|

Saúde nas Empresas

Postado por Biosani quinta-feira, 19 de agosto de 2010 0 comentários

Saúde nas empresas: Você conhece a quiropraxia?


Profissão reconhecida e incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a quiropraxia se dedica em avaliar as estruturas do corpo humano responsáveis pela realização do movimento, em especial as relações da coluna vertebral com o meio em que vivemos.

Dessa forma, oferece uma nova proposta terapêutica, voltada ao diagnóstico, tratamento e prevenção de lesões e problemas nas articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas, bem como os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral.
É uma área da saúde ainda pouco conhecida no Brasil, que surgiu em 1895, nos Estados Unidos.

|

Saúde do Homem

Postado por Biosani 0 comentários

Homens: É hora de cuidar da saúde!


Os homens brasileiros estão se cuidando mais para prevenir o câncer. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2003 e 2009, o número de testes para detectar uma atividade anormal da próstata triplicou, passando de 1 milhão para 3 milhões.

O PSA é o exame que verifica a dosagem do Antígeno Prostático Específico, proteína importante para a exclusão de possíveis tumores malignos na próstata.

Política Nacional de Saúde do Homem

Com a criação da Política Nacional de Saúde do Homem, há um ano, o Brasil tornou-se o pioneiro na América Latina na implementação de uma política pública de saúde específica para o público masculino

A proposta é incentivar os homens a cuidar mais da saúde, já que eles apresentam hábitos menos saudáveis do que as mulheres.

|

Uso e armazenamento de remédios

O uso indevido de medicamentos atinge diretamente a saúde das pessoas. Por isso, além de tomar remédios apenas sob prescrição médica, é muito importante ter cuidado na hora de armazená-los e ingeri-los.

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo formulou dicas para esclarecer sobre as maneiras corretas para a ingestão e o armazenamento de medicamentos.

O remédio que não é ingerido corretamente tem seu efeito alterado e pode até perder eficácia sobre a doença, prejudicando muito o tratamento.

Tipos de medicamentos

Os medicamentos orais têm várias apresentações: podem ser sólidos orais (comprimidos, sublinguais ou efervescentes), sólidos revestidos, cápsulas (gelatinosa mole ou dura) e líquidos orais.

- O comprimido sólido é aquele sem nenhum tipo de revestimento, com aparência áspera;

- Os revestidos são os que recebem uma cobertura com solução de revestimento, em que a medicação está protegida contra algum tipo de degradação, como luz e umidade;

- As cápsulas gelatinosas podem ser encontradas na forma mole e dura, e o medicamento se encontra dentro da cápsula;

- Os comprimidos sublinguais são aqueles que devem ser colocados embaixo da língua, sem nenhum tipo de líquido. Deve-se apenas aguardar o derretimento da substância que vai diretamente para a corrente sanguínea;

- Os comprimidos efervescentes são aqueles que devem ser dissolvidos na água. É importante, neste caso, aguardar que o medicamento finalize sua dissolução para iniciar a ingestão;

- Já os medicamentos líquidos são divididos em três categorias: xarope, solução e suspensão (nesse caso, é importante destacar que, quando o líquido for suspensão, deve ser agitado antes da ingestão, pois a medicação fica suspensa na solução líquida).

Ingestão com água

Todos os comprimidos devem ser ingeridos com um pouco de água, exceto os sublinguais. As exceções são indicadas apenas pelo próprio médico que receitou a medicação.

A água é o líquido mais indicado, já que não altera a ação terapêutica do remédio.

A importância de se tomar o remédio com água é devido ao tempo que o produto leva para chegar ao trato gastrointestinal. Quando se faz a ingestão sem líquido ou com outro tipo, o comprimido pode iniciar sua degradação antes do previsto, o que o faz perder sua eficácia.

Atenção! Nunca faça a ingestão de um medicamento com bebida alcoólica!

Armazenamento

Além de ingerir os remédios corretamente, é importante que eles sejam armazenados de maneira adequada. Jamais devem ser guardados no banheiro (por causa da umidade, que altera as condições dos comprimidos), no porta-luvas dos carros (onde há calor excessivo) ou expostos ao sol e à luz.

Os medicamentos podem ser levados em bolsas e mochilas, desde que armazenados em suas embalagens originais, ao abrigo da luz e sem calor excessivo.

Em caso de dúvida, procure sempre o médico que fez a prescrição.

* Com informações do Estadão

A educadora inglesa Elizabeth Hartley-Brewer, autora dos livros “Educando e elogiando meninas” e “Educando e elogiando meninos”, recentemente publicados, e de vários best-sellers na área de educação infantil, além de ser colaboradora dos jornais The Independent e The Observer, dar alguns conselhos na hora de educar os seus filhos. Confira:

- Demonstre orgulho pela conquista de seus filhos. Essa atitude é importante para a autoestima deles;

- Elogie a criança. Mas prefira elogiar o processo que levou ao sucesso (as muitas hora de estudo), e não apenas o resultado (a boa nota na prova);

- Dê atenção à criança e esteja sempre presente, para que ela se sinta amada e valorizada;

- Ajude seus filhos a atingir objetivos e incentive-o a desenvolver habilidades;

- Lembre-se de que são as aspirações da criança, e não as suas, que importam para o desenvolvimento dela. Não projete suas expectativas nos filhos;

- Encoraje seu filho tanto a ser sociável quanto a se posicionar diante de situações de conflito;

- Valorize a imaginação das crianças, aceite a criatividade delas e até a bagunça, mas não a indisciplina;

- Recompense seu filho não apenas com presentes, mas com gestos ou olhares que demonstrem afeto;

- Incentive a amizade entre os irmãos;

- Nunca use de sarcasmo com as crianças. Elas não têm discernimento para entender este tipo de humor

Caminhar até a escola reduz o estresse que as aulas podem causar, seja por conta de provas, da necessidade de falar em frente aos colegas, de se enturmar. De acordo com um estudo da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, esse exercício físico ainda inibe o aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, que podem levar a doenças cardiovasculares no futuro.
A equipe analisou 20 meninos e 20 meninas, de 10 a 14 anos. Para simular uma carona, metade se sentou em uma cadeira confortável e conferiu uma apresentação de dez minutos, com imagens de um bairro até chegar a uma escola. O outro grupo caminhou na esteira, com uma mochila contendo 10% de seu peso corporal, enquanto assistia às mesmas cenas.

Após um período de 20 minutos de descanso, todas as crianças passaram por um teste. Tiveram de identificar nomes de cores impressos em tons diferentes (por exemplo, a palavra azul impressa em tinta verde). Segundo o site Science Daily, em média, durante a atividade de raciocínio, a frequência cardíaca teve acréscimo de três batimentos por minutos nos voluntários que andaram e de 11 nos que permaneceram sentados. A elevação da pressão sistólica foi três vezes maior nos que simularam uma ida de carro e, a percepção do estresse, duas vezes.

Dia Nacional da Saúde

Postado por Biosani quinta-feira, 5 de agosto de 2010 0 comentários

No dia 5 de Agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu nesta data. O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter. É importante lembrá-la diariamente, e esta data serve também para refletirmos em que podemos melhorar para viver melhor.

Considerado o médico do Brasil, Oswaldo Cruz nasceu em São Luis do Paraitinga, interior de São Paulo e ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro aos 15 anos. Chegou a ser nomeado Diretor Geral de Saúde Pública em 1903, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde.

Oswaldo Cruz ainda lançou importantes expedições científicas que possibilitaram a ocupação do interior do país, de erradicar a febre amarela no Pará e realizar a campanha de saneamento da Amazônia. E em 1913 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras.

Sua carreira toda foi voltada para a saúde e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado no dia-a-dia. Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação, uma rotina equilibrada, com alguma atividade física e cuidados com a higiene pessoal.

Em suma, não é somente no dia de hoje que devemos cuidar de nossa saúde. Uma boa saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado no dia-a-dia. De uma forma geral, podemos dizer que a nossa saúde é conseqüência dos nossos hábitos e ações sobre o meio em que vivemos.

Hoje é um bom dia para uma reflexão sobre seus hábitos, como você colabora para sua saúde, o quanto já fizeram e ainda podem fazer por ela

|

Busca na Web


Previsão

Vote e Concorra

Parceiros

A Empresa

Minha foto
Arapoti, Paraná, Brazil
Industria e Comércio de Produtos Médicos e Odontológicos Ltda.

Divulgue